Image Map

8 de junho de 2015

A Foto (Im)Perfeita

Um cenário arrumado, roupas limpas e crianças arrumadas e sorridentes? Isso é coisa do passado. Pelo menos para a fotógrafa americana Danielle Guenther, que chamou a atenção com sua série Best Case Scenario, retratando as crianças em sua realidade: descabeladas, numa casa bagunçada e com pais desesperados com o total caos da situação.

A paixão pela fotografia de crianças começou por acaso, em um dos seus bicos de babá em Ohio, quando um casal deixava sua câmera para que ela fotografasse as crianças enquanto eles estavam fora. Da mesma maneira, a ideia de escancarar a realidade da rotina infantil surgiu por acaso, durante um ensaio fotográfico, em que uma mãe, no final, se sentia tão acabada que se jogou no sofá junto com o marido enquanto as crianças faziam a maior bagunça. Danielle não perdeu tempo, registrou o momento. E não é que a família gostou? Isso deu origem à primeira foto do trabalho chamada Parenting is Exhausting.

Danielle mantém o foco na rotina diária da família, como a hora do banho ou até mesmo a amamentação, como retratado em Got Milk Yet, em que uma mãe desajeitada aprende a amamentar o filho, enquanto o marido lhe oferece uma cerveja.

Em um trabalho mais recente, Danielle retrata os resfriados de inverno, que são bem complicados, pois as crianças pegam primeiro, depois os pais, daí os pais oferecem doces, sorvete, o que quer que seja por um pouco de paz. Essa situação é retratada em She Got the Bug.

Situações fora de casa também são retratadas, como as compras em um supermercado, atravessar a rua ou um “divertido” almoço fora em família, como retratado em Check, please!, onde um casal de crianças se lambuza com a comida, enquanto os pais tentam fazer de tudo para eles pararem, até se renderem e pedirem a conta.

Daniele também já se arriscou em produções mais ousadas, como Playdate (IN)Sanity, que retrata dez crianças sendo crianças em um dia de sol e quatro mães tentando manter o controle.

Um ensaio fotográfico nada convencional, né?! Se eu tivesse filhos, com certeza, iria me divertir fazendo um ensaio desses. Só imagino a bagunça que a casa ficaria depois. E você, faria um ensaio desse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário